OKR – esta metodologia que traz às organizações o alinhamento entre pessoas, estratégia e operação -, traz também a gestão do séc. XXI: agilidade, proatividade e capacidade de resposta.
Se por um lado pode ser, à primeira vista, algo complexo de implementar na empresa, à medida que a vamos materializando percebemos a sua simplicidade, juntamente com todo o potencial que traz para a organização – seja qualquer for o seu setor ou dimensão.
A implementação de um sistema de OKR está amplamente facilitada, com ferramentas de gestão preparadas para tal, dando às equipas e aos seus gestores uma visão global do estado da empresa perante a estratégia definida, com a transparência essencial ao alinhamento entre todos, e agilidade na resposta e adaptação aos desafios.
O que numa primeira abordagem parece complexo, torna-se rápido e facilitado por um software de gestão preparado para OKR, capaz de dar à organização todas as ferramentas que a metodologia exige.
Estabelecidos os objetivos que nos propomos atingir, num determinado período de tempo, começamos por registá-los no PHC CS.
Cada um destes objetivos deve ter um nome inspirador e ser qualitativo, puxando pela ambição das equipas envolvidas. Obrigatoriamente têm um responsável pelo objetivo e são definidas as equipas ou pessoas que nele irão participar.
De seguida, basta identificar a periodicidade com que deve ser acompanhado nos check-ins periódicos (que podem ser semanais, por exemplo). Estes check-ins são momentos de acompanhamento das equipas envolvidas em cada um dos OKR: onde se define o caminho a seguir, se analisa como está a correr a execução e se desbloqueiam obstáculos.
Basta depois criar cada um dos Key Results que vão servir para medir o objetivo. Estes devem ser SMART – específicos (specific), mesuráveis (measurable), atingíveis (attainable); realistas (realistic) e com tempo definido (time-bound) -, com os respetivos valores de origem e a métrica que nos propomos atingir. E como temos o software integrado no ERP PHC CS, podemos ainda ligar cada Key Result a um snapshot que calcule automaticamente a métrica, a cada momento.
Por fim, registamos as iniciativas que nos propomos executar para atingir o objetivo, com as respetivas datas de início e de fim previstas, o responsável por cada uma delas e as equipas que nelas participam. E tal como os Key Results, podemos tirar partido da integração com o ERP e ligar cada iniciativa a um projeto, onde as equipas envolvidas podem gerir estas mesmas iniciativas.
Mas, e então os KPI, para gerir o dia a dia da empresa? Também no PHC CS os conseguimos introduzir. Por cada KPI que queiramos acompanhar é necessário identificar os valores mínimos a medir e registar snapshot que vai medir a métrica periodicamente. E não fica por aqui: podemos ainda configurar um alerta para calcular os KPI, de forma periódica: uma vez por semana, durante a noite por exemplo.
Temos agora todo o sistema pronto para trabalhar e acompanhar os OKR da empresa e ao mesmo tempo, acompanhar se o trabalho do dia a dia está no bom caminho.
E porque é software é importante? Porque permite o acesso de todos aos OKR, simplificando as rotinas de acompanhamento.
Os resultados são evidentes na organização: maior foco no que realmente é importante e a contribuição efetiva na estratégia do negócio.
Veja como é fácil e prático introduzir toda a informação sobre os OKR.
Quer saber mais sobre OKR? Visite o centro de recursos PHC.
2022-07-11