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Combater a inflação internamente: consiga-o com 5 boas práticas de gestão

No contexto económico atual o aumento de preços de bens e serviços essenciais à operação é constante, obrigando as empresas a implementar novas estratégias para vender mais, ao menor custo possível. Parece simples, mas não é. Explicamos como poderão fazê-lo com estas 5 boas práticas.

O aumento de inflação tem impacto direto na operação das empresas que vêm subir exponencialmente os custos dos serviços e das matérias-primas. Com um ERP – um sistema nervoso digital e integrado – é possível reduzir custos, vender aos melhores preços e controlar ao detalhe a gestão financeira, a produção e os stocks.

Veja como aproveitar o seu software de gestão para o apoiar no combate à inflação, com estas 5 boas práticas.


Gestão otimizada dos stocks em armazém

Gerir inúmeras referências de artigos e quantidades em stock, implica também investimento parado nos armazéns da empresa. E numa altura em que os preços sobem, há que comprar aos seus fornecedores no momento certo e aos melhores preços.

Para isso, há que facilmente perceber quando efetuar as suas encomendas, e em que quantidades. Com o PHC CS consegue determinar stocks mínimos para encomendas e, analisando as quantidades vendidas em determinados espaços de tempo, é possível perceber as melhores quantidades a encomendar.


Desmaterialização, com arquivos digitais e faturação eletrónica


A desmaterialização e a redução da dependência do papel mantem-se na ordem do dia: não só pela sustentabilidade, mas essencialmente pelo impacto direto que traz na redução dos custos operacionais.

Recorrendo a um arquivo digital de documentos, os custos relacionados com arquivos físicos são de imediato extintos. Para além disto, com um arquivo digital garante que os documentos se mantêm acessíveis aos colaboradores que deles precisam, em qualquer lugar.

E se, adicionalmente a empresa aderir à faturação eletrónica, não só garante a redução de custos pela desmaterialização, como o cumprimento de todos os requisitos legais impostos, maior rapidez, celeridade e segurança em todo o processo: desde a fatura ao recebimento facilitado dos valores faturados.


Vender mais e em novos mercados


Neste novo mundo há também novos consumidores que, impulsionados pela pandemia, se habituaram a comprar mais vezes online. Também as empresas evoluíram digitalmente os seus processos de compra.

Soluções de venda online deixaram de ser uma opção, para passar a ser praticamente obrigatório. Hoje, já não basta ter um site: uma loja online é fundamental para fazer chegar os produtos e serviços a mais pessoas e a mais mercados.

Com soluções de venda online integradas no ERP – tanto para venda a consumidores (B2C) como a empresas (B2B) – a empresa garante a sua competitividade e a venda a cada vez mais clientes, chegando inclusive a novos mercados e geografias.


Analisar, analisar, analisar para tomar as melhores decisões


Transformar dados em informação é fundamental para qualquer gestor conseguir analisar o estado do negócio e tomar as melhores decisões na altura certa. Isto só será possível com ferramentas de business analytics integradas no ERP, acessíveis a qualquer momento. Adicionalmente, o PHC CS mantem os gestores informados sem ter de entrar no software – os relatórios de gestão de que precisa são enviados de forma automática, nos momentos que pretender.

Veja o combate à inflação como uma oportunidade para otimizar os seus processos de gestão. Consiga-o com o apoio do PHC CS – um ERP completo, com uma capacidade única de adaptação aos processos de gestão da empresa.

Para além destes desafios, 2023 vai ser o ano que as empresas terão novas obrigações legais impostas pela Autoridade Tributária. Um software de gestão completo como o PHC CS prepara as empresas para cumprir sem esforço e em conformidade com a legislação.

2022-12-16

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