Tomar a decisão de dar início a um novo projeto e começar um negócio é um ato de coragem. Ter um negócio e não ter clientes, a longo prazo, leva a atos de desespero. Cada situação deve ser tratada de forma única e no seu contexto próprio, no entanto, em ambas as situações são necessárias muitas horas de preparação, pesquisa, análise, negociação, persuasão e paciência para que se possa levar a organização ao sucesso.
De nada serve ter ótimos produtos e um serviço de atendimento excecional se não existirem clientes, e por isso é necessário que se defina uma estratégia de divulgação do negócio e de atração de clientes. É essencial que os clientes saibam que a empresa/negócio existe, onde está localizada, como podem chegar até ela e quais os “problemas” que a organização lhes pode resolver.
“Quem não é visto, não é lembrado”, “Quem não aparece, desaparece” e “O que não conhecemos, não utilizamos“, o mesmo acontece com as empresas e com os negócios, e é por isso que muitas pessoas se questionam:
O que devo fazer para divulgar a minha empresa, o meu negócio e atrair clientes?
Pressupondo que a empresa está estruturada, tem definida uma oferta de qualidade e está direcionada ao propósito para o qual foi criada é necessário identificar o público-alvo que quer alcançar e definir um plano de ação para chegar até ele. É um desperdício de energia, de recursos e de foco tentar chegar a todas as pessoas; quando se tenta chegar a todo o lado ao mesmo tempo, não se chega a lado algum, tal como dizia Stephen Covey: “Para ser efetivo, tem de se ser seletivo”!
“The successful man will profit from his mistakes
and try again in a different way.”
Dale Carnegie – Escritor
Independentemente da indústria onde se está inserido existem alguns quick-wins que ajudam a divulgar a organização, a identificar e atrair clientes:
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Faça uma lista de potenciais clientes: identifique pessoas da sua rede de contactos, pesquise on-line, procure pessoas e empresas que tenham interagido consigo na preparação do seu negócio
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Procure referências: dê a conhecer a todos os seus contactos, amigos, conhecidos, vizinhos, família o seu negócio e peça que lhe indiquem pessoas ou empresas a quem possa vender.
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Trabalhe a sua rede: procure grupos de networking para negócios e participe em sessões para criar parcerias, ajudar e ser ajudado. Procure grupos em: gruposwhats.app, meetup.com, linkedin.com ou pesquise num motor de busca.
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Apareça: encontre locais onde possa mostrar os seus produtos e serviços e certifique-se que se alguém quiser adquirir o produto, pode entregar a curto prazo. Apareça em reuniões dos grupos de networking com regularidade, a consistência é determinante para fazer parcerias
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Participe em feiras, exposições ou convenções: Apareça em locais especializados, mesmo que não seja para vender, aproveite para conhecer pessoas e empresas que possam ser parceiras, recolha informação sobre os seus competidores e leve material de marketing para entregar a possíveis clientes ou parceiros
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Faça parcerias: faça equipa com outras empresas, encontre empresas que tenha produtos complementares ao seu e que em conjunto possam criar um serviço que agregue mais valor.
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Crie presença digital: Crie um site e coloque-o online, mesmo que seja simples; utilize mecanismos de otimização de pesquisa (SEO) para que possa ser encontrado mais facilmente quando as pessoas pesquisarem em motores de busca.
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Utilize as redes sociais: crie contas nas principais redes sociais e promova o lançamento oficial de seu negócio. Dê a conhecer como os seus produtos e serviços podem resolver os problemas dos seus clientes. Use publicidade nas redes sociais para chegar às pessoas que atendam aos critérios do seu mercado-alvo.
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Crie uma comunidade: A relação com as pessoas é um fator essencial para gerar fidelidade e confiança, criar comunidades online e presenciais que disponibilizem dicas, guias e melhores práticas, permite criar uma ligação forte entre os possíveis clientes e a organização.
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Crie eventos: promova eventos memoráveis, convide pessoas-chave no lançamento de produtos novos, promova eventos de partilha e faça com que as pessoas se lembrem de si e da sua empresa quando tiverem um problema.
“Eighty percent of success is showing up!”
Woody Allen, Realizador
Os quick-wins permitem dar a conhecer a organização, divulgar a presença no mercado e a Identificar possíveis clientes, ou seja, o que fazer. No entanto, é importante, utilizar diversos meios para chegar a cada tipo de cliente identificado e para isso pode-se utilizar meios físicos e meios digitais:
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Investir em links patrocinados: criar anúncios em motores de busca, como o Google Ads, LinkedIn Ads ou Instagram Ads, com palavras que o seu público-alvo pode utilizar nas suas pesquisas. É possível escolher entre as formas de pagamento custo por clique e custo por mil visualizações. É possível investir em anúncios nas redes sociais, dependendo do valor que pretende gastar e dos objetivos da divulgação.
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Criar listas de contactos por email ou telefone: A lista de emails e telefones são importantes porque permite disponibilizar aos clientes informação sobre promoções, serviços novos e eventos. É uma forma de manter contacto ativo com a comunidade que o acompanha. É fundamental ter uma lista organizada e um software de marketing digital ou CRM que possa enviar e-mails marketing com frequência.
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Promova em jornais: Os jornais continuam a ser uma fonte de comunicação muito utilizada pela população em geral para se manter atualizada, por isso é um meio importante de divulgação e promoção da empresa, entre em contacto com a comunicação social local e informe-os com a mensagem que quer transmitir.
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Produza vídeos e podcasts: crie conteúdo que permita ser visto como especialista na área que tem os seus produtos e serviços e divulgue nas diversas redes sociais (Twitter, Instagram, Linkedin, Facebook, TikTok, Youtube…)
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Promova parcerias com influenciadores: as pessoas confiam mais nas recomendações de amigos e familiares e de pessoas que admiram do que nos comerciais das empresas. Considere pessoas reconhecidas no meio, que influenciam nichos diretos, por vezes têm mais influência do que pessoas conhecidas no geral.
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Folhetos de publicidade: crie folhetos apelativos, com uma mensagem direta e entregue pela sua cidade/comunidade: caixas de correio, cafés e em locais de muita movimentação.
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Promova em eventos locais e/ou especializados: seja patrocinador de eventos relacionados com a sua área e que possam estar localizados em locais próximos da sua área de atuação.
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Promova nas redes sociais: crie programas de promoção em redes sociais, seja regular e cirúrgico nas suas publicações, faça parcerias com outras empresas de forma a criarem sinergias. Crie um blog para dar credibilidade e aumentar a relação com os seus clientes.
Divulgar a empresa e o negócio é um processo que leva tempo, necessita de persistência e muita paciência. Alguns resultados podem ser instantâneos, mas por norma, os resultados são obtidos a longo-prazo. O investimento tem de ser feito de forma consistente e regular, de modo a permitir divulgar a empresa, os produtos/serviços, e ao mesmo tempo, criar uma marca forte no mercado e na comunidade. Assim a organização é vista e lembrada, aparece e não desaparece, torna-se conhecida e é utilizada!
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por Pedro Miguel Diegues