Os colaboradores são um dos ativos mais importantes de uma organização, senão mesmo o mais importante. Eles são o espelho da empresa e a fonte da sua vantagem competitiva. São eles que desenvolvem o negócio, que o promovem, que se relacionam com os clientes e que estão presentes em todos os processos.
Ter colaboradores envolvidos e produtivos é essencial para que as organizações atinjam o seu propósito e ambições de negócio. Para que isso aconteça, é necessário criar uma “linguagem” comum dentro da organização, isto é, promover valores, comportamentos e atitudes que são partilhados por todos, bem como reconhecer e valorizar os colaboradores.
Neste sentido, é fundamental fomentar o entusiasmo, a motivação, a satisfação e a competência a nível interno de forma que estes fatores se reflitam a nível externo. Envolver os colaboradores e comprometê-los com a estratégia da organização irá contribuir para que esta alcance mais facilmente os seus objetivos.
É neste contexto que nasce o conceito de marketing interno ou endomarketing, que alia as valências dos recursos humanos e do marketing com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os colaboradores e a organização.
Existem diversas formas de dinamizar uma estratégia de marketing interno, e que podem passar por:
Quando os colaboradores acreditam na organização e estão envolvidos e comprometidos com as suas iniciativas tornam-se, invariavelmente, pessoas mais motivadas e fidelizadas, passando a promover, elas próprias, a sua mensagem fora-de-portas e a desenvolver o seu trabalho de uma forma melhor, com uma atitude mais proativa. E acreditar na sua organização é ver também reconhecido o seu valor por entidades externas e pela sociedade e, consequentemente, ver legitimado todo o esforço e compromisso que cada colaborador emprega diariamente.
A título de exemplo, este é um dos resultados que a atribuição dos Prémios Heróis PME fomenta. Algumas vezes, as próprias equipas das empresas que se candidatam a este prémio, que celebra a coragem e a resiliência das empresas portuguesas, desconhecem as histórias de vidas dos fundadores/gestores das próprias organizações. Por vezes são os próprios colaboradores, por iniciativa própria, a proporem a candidatura da empresa a Herói PME. Seja qual for a realidade, envolver as equipas nestas iniciativas, reforça o sentimento de pertença e fortalece a cultura organizacional.
2022-03-31