Com a obrigatoriedade da assinatura digital qualificada na faturação eletrónica, é necessário preparar a sua empresa para que assegure a veracidade de faturas e documentos de faturação de acordo com a lei. Um processo que protege a integridade dos dados fornecidos.
É por isso fundamental garantir que o seu software de gestão responde a todas as necessidades com elevada segurança e eficiência no desempenho de processos fiscalmente relevantes. Assegurando, simultaneamente, maior produtividade de tarefas comuns, redução de erros e controlo de custos.
Se a sua empresa precisa de assinar digitalmente faturas, PDFs e outros documentos de faturação fiscalmente relevantes – cumprindo com os requisitos exigidos por lei – o PHC GO disponibilizará, brevemente, as assinaturas digitais qualificadas através do add-on Transações Eletrónicas na PHC GO Store.
A medida inserida no Decreto-Lei n.º 28/2019, veio obrigar a que a respetiva assinatura ou selo qualificado seja da própria empresa que fornece os bens ou serviços.
Deixando a assinatura com certificado digital de terceiros incapazes de conferir legalidade às faturas eletrónicas, assim como a outros tipos documentos de faturação em formatos digitais. A partir de 1 de janeiro de 2022, ainda que as empresas avancem com o envio de PDFs, estes não terão qualquer validade jurídica.
Contudo, para as empresas que procuram tirar todo o partido da faturação eletrónica, o add-on Transações Eletrónicas permitirá a fácil execução dos requisitos com a assinatura qualificada, viabilizada pela AMA — Agência para a Modernização Administrativa — mediante um processo rápido que obriga apenas à autenticação prévia com chave móvel digital. Permitindo-lhe assinar faturas e outros documentos fiscalmente relevantes no PHC GO.
Perante a medida obrigatória de implementação da assinatura digital qualificada, o produto Transações Eletrónicas passará a agregar também a faturação eletrónica em formato CIUS PT — para faturação a organismos e empresas públicas, para além das assinaturas digitais qualificadas. Como resultado, as empresas passam a reunir toda a informação necessária para produzir a faturação eletrónica de acordo com as obrigações legais.
Desta maneira, com a aquisição do produto Transações Eletrónicas — um add-on de compra opcional com o valor de 5€ /mês em subscrição anual — poderá assinar todos os seus documentos de faturação no software. E, posteriormente, envia-los aos seus clientes por email usando um dos templates disponíveis no PHC GO. Tirando, desta forma, máximo partido de um conjunto de benefícios que asseguram o percurso evolutivo do seu negócio:
Para uma gestão mais rápida e eficaz, o PHC GO, como software de gestão completo, atribui às pequenas empresas os meios para que cumpram facilmente com estas obrigações para uma gestão pormenorizada e com máximo resultado.
Aproveite os apoios dos fundos europeus para a aquisição do software de gestão PHC GO. Saiba como beneficiar com este apoio.
2021-09-21