“O cliente não valoriza o meu trabalho. O que posso fazer?”
A desvalorização do trabalho dos Contabilistas por muitos dos seus Clientes é um cenário comum. Por norma, é acompanhado do sentimento – perigoso – “o meu cliente vai trocar-me por uma opção mais barata”.
Esta experiência traduz-se num sentimento de deceção para o Contabilista, principalmente quando têm a consciência de que presta um bom serviço.
A sua missão é tornar o gabinete de Contabilidade presente na vida dos seus Clientes e demonstrar de forma diária e claramente o seu valor enquanto consultor estratégico.
Quando a excelência no relacionamento com os seus clientes não faz parte da sua cultura do negócio, é impossível entregar um serviço excecional e criar uma relação de confiança e longo prazo.
No cenário atual, cada vez mais globalizado e digital, é fundamental a aposta na excelência dos serviços providenciados, não apenas para os seus clientes, mas também para sua equipa.
Para oferecer um serviço e atendimento de excelência aos seus clientes, primeiro é necessário centrar-se na equipa e introduzir o conceito de que os gabinetes de Contabilidade não podem fornecer um excelente serviço externo se não praticarem um excelente serviço interno.
Através deste princípio, os gabinetes de Contabilidade conseguem construir um serviço consistente para que possam definir e aumentar a marca que desejam alcançar no mercado, destacando-se e diferenciando-se dos seus competidores diretos.
A comunicação, aliada à tecnologia na contabilidade, veio facilitar o dia-a-dia dos gabinetes de Contabilidade com os seus clientes. Ter ao seu dispor ferramentas digitais que permitam interagir e oferecer um atendimento diferenciado a cada um dos seus clientes, fornecedores e até colaboradores torna-se essencial.
A Transformação Digital veio mudar o paradigma dos modelos tradicionais de colaboração, lentos, manuais, e baseados em papel, substituindo-os por agilidade, eficácia e velocidade.
No entanto, criar e manter relacionamentos de longa duração exige tempo aos Contabilistas.
A tecnologia na Contabilidade vem ajudar os Contabilistas Modernos a desprenderem-se de processos operacionais repetitivos e manuais de forma a ganharem tempo para se dedicarem à gestão estratégica do seu negócio.
Clientes satisfeitos, que são tratados com atenção e exclusividade, não só se tornam fiéis ao seu gabinete de Contabilidade como recomendam os seus serviços nas suas redes profissionais e de amizade.
E lembre-se: cada cliente é único e especial.
Não atue de forma reativa: use as tecnologias ao seu dispor para:
O gabinete de Contabilidade moderno não deve apenas entregar um produto ou um serviço, mas sim proporcionar consultoria estratégica que acrescente valor aos seus clientes e, assim, tornar-se insubstituível.
Este é o plano para a construção de uma cultura que melhore a força dos seus relacionamentos, da sua marca e do seu valor de mercado.
A sua marca é a sua reputação. A sua reputação é formada pelas experiências consistentes que os seus clientes recebem quando interagem com o seu gabinete de Contabilidade.
O perfil e comportamento do consumidor tem-se transformado radicalmente e um dos grandes desafios dos gabinetes de Contabilidades é responder às necessidades do mercado, à procura por experiências significativas, e à procura por inovação. E isso significa que o perfil dos Contabilistas também se alterou.
O Contabilista Moderno tem o papel de escolher a sua estratégica de forma a garantir resultados consistentes e relacionamento duradouros.
Deve investir o seu tempo em garantir que os processos sejam compreendidos e realizados corretamente, garantindo que processos como receber ou processar documentos são realizados de forma adequada e automática, ganhando tempo para a execução de tarefas de valor acrescentado, para analisar informações atualizadas e ajudar os seus clientes a tomar as melhores decisões para a sua empresa.
Os seus Clientes procuram mais do que um profissional para processar documentos. O Contabilista tem uma visão privilegiada para os problemas que podem afetar as finanças do seu Cliente e deve usar essa visão e o seu conhecimento de forma a que, em conjunto, estabeleçam planos pró-ativos (e não reativos), aconselhando-os e guiando-os no caminho para alcançarem os seus objetivos de longo prazo.
Ao atuar como um consultor contabilístico e demonstrando liderança estratégica fortalece a sua proposta de valor para os seus clientes.
A adoção de novas tecnologias e de processos automatizados é crucial para o crescimento dos gabinetes de Contabilidade e dos seus relacionamentos com cada um dos seus Clientes.
As ferramentas de automação, de arquivo digital, de cloud computing, entre outras que trazem:
O Contabilista moderno preocupa-se em criar e fortalecer as relações com os seus clientes, libertando-se de tarefas repetitivas consumidoras de tempo e usando a tecnologia e informação atualizada ao dia para aconselhar a tomada de decisões a cada um dos seus clientes.
2022-03-03